Eneagrama Visão 360º

OBJETIVO

Apresentar um mapa que consiste no reconhecimento do padrão de comportamento por meio de um exercício de auto-investigação.

Apresentar as emoções que estão relacionadas a maneira como se percebe a realidade de cada tipo de personalidade.

Desenvolver as habilidades necessárias para entender como a emoção pode ser controlada por meio da consciência.

Desenvolver maior observação de si mesmo respeitando as diferenças de cada pessoa para um relacionamento duradouro.

Entender como funciona a essência de personalidade e como funciona aformação do padrão comportamental (vídeo abaixo) de cada ser humano.

Intensificar o contato consigo mesmo recuperando o fluxo de satisfação primário do ser.

Promover uma melhora significativa nos relacionamentos e convivência com pessoas e saber tratar cada persona.

 

BENEFÍCIOS

-Fortalecer o comprometimento e as relações entre membros da equipe

-Reconhecer o que limita a criatividade e iniciativa de cada indivíduo

-Identificar o que motiva e desmotiva as pessoas

-Auxiliar no processe de recrutamento e seleção

-Conhecer como tratar cada cliente

-Eliminar conflitos

 

PROGRAMA COMPLETO

 

Eneagrama 360º aplicado ao dia-a-dia

Este programa é voltado a todo aquele que quer conhecer mais de si e das pessoas com quem convive, procurando melhorar os relacionamentos no âmbito pessoal e profissional em um programa ministrado de forma evolutiva.

Encontro 1                                                                              

•     Histórico do Eneagrama e panorama geral sobre o programa. 
•     Estrutura de inteligência que o Eneagrama propõe: 
-Inteligência Emocional (Centro Emocional) : Cérebro emocional ou mamífero; utilizado para compreender os sentimentos, emoções e relacionamentos. 
-Inteligência Teórica (Centro Teórico) : Néocortex; utilizado para pensar, avaliar e decidir. 
-Inteligência Criativa (Cento Ativo) : Cérebro Físico ou Réptil; utilizado para preservar nossa segurança. Vem dele o nosso senso de saber como nos relacionar com o mundo. 
Desequilíbrio dos Centros de inteligência. Preferido, Reprimido e Apoio. 
Exercício de auto investigação para identificação do desequilíbrio dos centros de inteligência. 
Quadro dos 4 elementos da motivação:  Desequilíbrio dos centros; Vício Emocional; Radar (atenção dirigida); Motivação básica (Principal desejo do padrão) 
Eneagrama dos vícios emocionais 
Tipo 2 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social. 
Exercício de auto-investigação - Orgulho.
 

Encontro 2                                                                                  

• Tipo 4 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social. 
Exercício de auto-investigação - Inveja. 
Tipos do triângulo. 
Tipo 3 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social. 
Exercício de auto-investigação - Vaidade. 
Conclusão dos Tipos emocionais.
 

Encontro 3                                                                                

• Introdução aos Tipos Teóricos. 
Tipo 5 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social. 
Exercício de auto-investigação - Avareza. 
Tipo 7 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social. 
Exercício de auto-investigação - Gula. 
Tipo 6 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social. 
Exercício de auto-investigação - Medo. 
Conclusão dos Tipos Teóricos.
 

Encontro 4                                                                               

• Introdução aos Tipos Ativos. 
Tipo 8 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social. 
Exercício de auto-investigação - Luxúria. 
Tipo 1 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social. 
Exercício de auto-investigação - Raiva. 
Tipo 9 e sub-tipos baseados no instinto: Preservação, Sexual e Social. 
Exercício de auto-investigação - Indolência. 
Conclusão dos Tipos Ativos.
 

Encontro 5                                                                                  

• Exercício de auto-identificação. 
Auxílio a cada participante na identificação do Tipo e sub-tipo.
 

Sessão 6                                                                               

Formação do padrão de comportamento (infância) . 
Diferenciação entre padrão de comportamento e essência. 
Eneagrama da intensificação do vício (estresse de cada padrão) 
Conflitos comuns entre os padrões. 
Modelo de liderança de cada padrão. 
Relacionamentos entre membros de equipe. 
Como lidar com o estresse dos outros padrões.
 

Encontro 7                                                               

• Eneagrama da neutralização do vício emocional. 
Exercícios pessoais de reflexão.
 

Encontro 8                                                                                

• As Virtudes que resgatam a individualidade. 
Exercícios pessoais para a aplicação da Virtude. 
Encerramento.
 
Carga horária: 16h/aula, divididas em 8 sessões de 2 horas cada.
 
CADA ALUNO TERÁ UM GUIA DE ENTREVISTAS PARA AJUDAR A MAPEAR O SEU PADRÃO DE COMPORTAMENTO.